Profissionais de saúde fazem passeata por piso salarial e limite de carga horária em Iguatemi – MS

861
0

Enfermeiros e técnicos de enfermagem se reúniram na tarde de ontem, quinta-feira (13), para pressionar os parlamentares pela aprovação de dois projetos de lei em discussão na Casa e que tratam do aumento do piso salarial e da redução de carga horária para a categoria.

Por: Antonio Viegas A.

A manifestação ocorreu na semana em que se comemora o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio. O protesto começou às 17, no Terminal Rodoviário. De lá, os profissionais de saúde tomaram a avenida Presidente Vargas até o posto Shalom. O evento foi organizado pelos Gigantes de Iguatemi, grupo formado por técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Estiveram presentes, vereadores do município em solidariedade a causa dessa classe. O executivo municipal, esteve presente dando apoio também a essa reivindicação, representado pelo secretário municipal de Saúde, Srº Janssen Galhardo, que é enfermeiro Padrão e estudante de medicina.

Se solidarizaram a causa e participaram do evento o presidente do SINDIMIG professor Luiz Carlos Binelo de Campos, a presidenta do conselho municipal de saúde Maria Kellys Araújo Gonçalves, e mais os simpatizantes e apoiadores, o comercio local, que também apoia a causa, parou para assistir a passeata que aconteceu de forma organizada e ordeira.

“Acreditamos que não se pode mais conviver com tamanha injustiça. Não podemos aceitar profissionais da saúde trabalhando por um salário mínimo para atuar 44 horas por semana expostos a bactérias, germes e vírus que vão muito além da covid-19”, finalizou o presidente do SINDIMIG, professor Luiz Carlos Binelo de Campos

Presidente do SINDIMIG, professor Luiz Carlos Binelo de Campos. Foto: Facebook

“As autoridades só enxergaram a importância da nossa categoria agora, com a pandemia. Já não dá mais para esperar. A realidade da categoria ou muda agora, ou prevalecerá a crise de saúde pública deflagrada pela desvalorização da ciência do cuidado”, finalizou a vereadora Carol Vasconcelos, enfermeira Padrão.

Vereadora Carol Vasconcelos, enfermeira Padrão. Foto: Facebook

Manifestação

O PL 2295/2000, de autoria do senador Lucio Alcântara (PSDB-CE), prevê a limitação da carga horária de trabalho para 30h semanais. Atualmente, não há um limite à jornada de trabalho e os profissionais reclamam de abusos. Já o PL 2564/2020, do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), pretende definir um piso salarial para os enfermeiros de todo o país.

Contarato ainda apresentou um requerimento, aprovado nessa terça-feira (11/5), para a realização de uma sessão especial em comemoração ao dia dos Enfermeiros. “A Enfermagem não merece só aplausos, merece dignidade salarial com fixação do piso nacional para a categoria. Esse é um reparo imprescindível que deve ser feito com urgência!”, destacou Contarato.

Outras fotos do evento:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here