Na Copasul, Sistema Famasul participa da entrega de obras estruturantes para o agro de MS

90
0

Até 2026, processadora de soja, a ser construída, e unidade de fiação de algodão, entregue nesta sexta-feira (7), deverão gerar mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.

O diretor administrativo e financeiro do Sistema Famasul, Clodoaldo Martins, participou nesta sexta-feira (7), em Naviraí, do lançamento da pedra fundamental da Unidade Industrial de Processamento de Soja e, na sequência, da entrega da Fiação de Algodão II. Juntas, as estruturas irão gerar mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, até o ano de 2026.

A primeira entrega da Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense), às margens da BR-163, foi a da pedra fundamental da indústria de processamento da soja, que deverá gerar 1,9 mil empregos diretos e indiretos, processando 50 mil sacas de soja por dia – aumento de 20% da atual capacidade do estado. Em três anos, a previsão é que a unidade, em pleno funcionamento, esteja produzindo óleo bruto, farelo de soja e casca peletizada destinados à fabricação de biodiesel, de rações e refino de óleo.

Na sequência, foi inaugurada a Fiação de Algodão II da Copasul– a ampliação da primeira fiação de algodão do Centro-Oeste, entregue em 1996. A nova unidade vai produzir fios 100% de algodão e misturas como algodão e poliéster, ampliando a produção anual de 16,8 mil para 24 mil toneladas, gerando mais de 280 empregos diretos e indiretos.

O valor total dos investimentos chega a R$ 1,5 bilhão. Ambas as cerimônias foram conduzidas pelo presidente do Conselho de Administração da Copasul, Gervasio Kamitani, e o presidente da Diretoria Executiva, Adroaldo Taguti, com homenagens ao fundador da instituição, Sakae Kamitani, falecido em 2017.

“São obras estruturantes, que irão gerar muito empregos, renda, além de proporcionar ainda mais avanços para o agro e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul”, destacou Clodoaldo.

“Mato Grosso do Sul está buscando a industrialização de grandes cadeias produtivas. Isto se faz com capacidade de investimento do Estado. Vamos gerir com responsabilidade, pensando nas pessoas, em parceria com capital privado”, disse o governador Eduardo Riedel.

Também participaram da agenda o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, o chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha, a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, o presidente da Câmara Municipal, Ederson Dutra, prefeitos da região, e representantes de instituições como Embrapa Agropecuária Oeste, Sistema OCB/MS, Crea/MS, e Câmara de Diriegentes Logistas do municipio.

Também marcaram presença os presidentes de sindicatos rurais Alex Lira, de Naviraí, que é conselheiro da Copasul; Milton Wanderley, de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, e Paulo Cardim, de Deodápolis.

 

Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul – Anahi Gurgel 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here