Tosse persistente? Fique atento!

698
0

Fonte: Saúde Total

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa grave causada pelo Mycobacterium tuberculosis, uma micobactéria também conhecida por bacilo de Koch. O paciente infectado dissemina milhões destes bacilos pelo ar no momento em que espirra, tosse ou até mesmo pela fala. Os bacilos ficam suspensos no ambiente durante horas, podendo contaminar demais pessoas que por ali passam.

Além dos pulmões, que são os órgãos mais afetados devido à predileção da bactéria por locais altamente oxigenados, este microrganismo pode também afetar demais órgãos, como ossos, rins e meninges. Porém, a micobactéria só é transmitida por quem está infectado nos pulmões. Mas, não são todas as pessoas que entram em contato com o bacilo que desenvolvem a doença, pois, se seu sistema imune estiver em ordem, ele eliminará este corpo estranho. Caso sua imunidade não seja capaz de eliminar os bacilos, estes irão se multiplicar e, num período de aproximadamente 15 dias, estará instalada a tuberculose primária, cujas características são pequenas lesões nos pulmões. De 5% a 10 % dos infectados contraem a doença e queixam-se de febre baixa geralmente à tarde, suor noturno, cansaço excessivo, perda de peso lenta e progressiva, fraqueza, indisposição, falta de apetite e do sintoma mais marcante, que é a tosse seca e contínua logo do início das manifestações. Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença ou até mesmo ignoram os sintomas por meses ou anos, o que faz com que a doença evolua formando a caverna tuberculosa, que são lesões maiores nos pulmões que inflamam frequentemente, causando tosse com secreções, pus e sangue.

O tratamento é garantido pelo sistema público de saúde e é baseado no uso de três medicamentos, durando aproximadamente seis meses. É de extrema importância que o paciente o faça corretamente, sem interrompê-lo mesmo que não haja mais sintomas. Pois, caso seja interrompido, o bacilo pode tornar-se resistente e persistir no organismo causando sintomas e lesões mais graves.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente e com auxílio de exames como raio-X de tórax e teste de mantoux e, como confirmação, pesquisa de BAAR no escarro. Em casos especiais, podem ser feitos exames a partir do aspirado gástrico, fibronoscopia, biópsia pulmonar e pesquisa da enzima ADA. Se você apresenta tosse há mais de 21 dias, procure o seu médico.

Há alguns fatores predisponentes que favorecem o estabelecimento da doença como: permanência em ambientes aglomerados, ser da raça negra, ser profissional da saúde, idade avançada, desnutrição, alcoolismo, tabagismo, AIDS, diabetes, tumores, doenças renais, uso crônico de corticóides e falta de higiene. Como forma de prevenção existe a vacina BCG que é aplicada nos primeiros trinta dias de vida. Além disso, evite o contato prolongado com o tuberculoso. E você que já sabe que tem o bacilo de Koch, faça o tratamento correto e evite a disseminação praticando atos simples, como proteger o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Afinal de contas, 6 mil brasileiros morrem por ano em decorrência da tuberculose.

Postado por Thayara Paolla 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here