Simpósio de Fruticultura estimula agricultura familiar

162
0
Foto: Assessoria

Ocorreu nesta segunda-feira (06), das 8h às 12h, na Câmara Municipal de Aquidauana o Simpósio de Fruticultura – Oportunidades para Diversificação Regional Sustentável, que tem como objetivo fomentar estudos técnico-científicos para produção de mudas, cultivo e geração de novos produtos, assim como incentivar a valorização da cultura local.

 

Foto: Assessoria

No evento houve debates como: Comercialização de Fruticultura no Ceasa no Estado do Mato Grosso do Sul; Cultura do Limão, do Abacaxi e Banana, bem como distribuição de mudas.

O evento foi gratuito, e teve participação de pequenos produtores e de pessoas que pensam em iniciar a criação e comercialização destas frutas, para ajudar na geração de renda, e elaboração de novos produtos.

O Simpósio tem a organização da Assembleia Legislativa, Agraer e do deputado Renato Câmara, com apoio da câmara municipal e prefeitura de Aquidauana, UEMS Aquidauana, Sebrae, Casa da Semente, Eletro Santos, Ceasa/MS, Semagro e Governo do Estado.

“Está é uma alternativa para melhorar a vida do pequeno produtor, principalmente porque mais de 80% dos nossos hortifrutis são importados de outros estados, sendo que nós temos, clima, solo, mão de obra e condições técnicas para podermos produzir frutas e hortaliças na região de Aquidauana. Criamos esta parceria para despertar nos produtores essa vontade de produzir frutas e gerar renda e fortalecer a economia no estado”, revela o deputado Renato Câmara.

o professor doutor Elói Panachuki, gerente da UEMS Aquidauana comenta a importância do Simpósio. “Foi de grande importância pra nossa região. Nosso estado ainda é infelizmente importador de muitas frutas de outros estados e precisamos avançar neste sentido e este simpósio vem fortalecer a agricultura familiar”.

Engenheiro agrônomo, o presidente do Conselho Tribal da aldeia Água Branca da Terra Indígena Nioaque, Claudionor do Carmo Miranda, avalia o evento. “Acreditamos que por meio deste simpósio podemos levar muitas ideias de fruticultura para as comunidades indígenas. Agradecemos ao deputado pela iniciativa, pois há uma demanda muito grande destas frutas”.

Participante do Simpósio, o produtor Wellington Balda de Lima do Assentamento Indaiá III, acredita que os ensinamentos da palestra vão ajudar muito os pequenos produtores de Aquidauana e região. “Essa palestra vem agregar muito e nos ajudar a mudar nossa cultura, para vermos outras oportunidades de produção e temos um potencial muito grande para a fruticultura aqui”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here