Sems reforça importância das medidas de biossegurança para evitar disseminação de síndromes gripais

23
0

No último mês houve um aumento no número de casos de covid e influenza, ambas transmitidas por via respiratória

Dourados registrou o primeiro caso de “Flurona”, infecção simultânea de covid e influenza, na primeira semana de janeiro. Com isso, a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) reforça a importância das medidas de prevenção já adotadas no combate a Covid-19, levando em conta o aumento de casos registrados no último mês.

“É importante que os protocolos de biossegurança sejam seguidos para evitar que novos casos de Flurona sejam registrados no município. Os sintomas são semelhantes, mas é importante buscar o diagnóstico e cumprir o isolamento, para evitar o registro de novos casos”, pontuou o secretário adjunto de Saúde, Edvan Marcelo Marques.

Em casos de infecção simultânea os sintomas se sobrepõem. Sendo os principais sintomas de covid: febre, tosse seca, fadiga, perda de paladar, perda do olfato e dificuldade respiratória. Já a Influenza, H3N2, os sintomas são: febre alta com início agudo, tosse, cefaleia, obstrução nasal, inflamação na garganta e dores musculares.

O teste covid é o único modo de identificar a doença. Já a Influenza se trata de uma doença sazonal, em que os sintomas são conhecidos pelos médicos, e o diagnóstico é clínico-epidemiológico. Dessa forma, o Ministério da Saúde não fornece testes para o SUS (Sistema Único de Saúde) e a testagem não é realizada através da Saúde Pública.

Dúvidas frequentes

O que é a “Flurona”?

Flurona é o nome dado a dupla infecção das síndromes respiratórias covid e influenza.

Quais são os sintomas?

Os sintomas das doenças isoladas se somam no caso da dupla infecção. As doenças são semelhantes e os sintomas mais comuns são febre, coriza nasal, dor de garganta e tosse.

Prevenção

As medidas de prevenção continuam sendo as mesmas: uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel 70%, ou com água e sabão, antes de se alimentar, após usar o banheiro e antes de tocar nos olhos, na boca e no nariz. Ainda é indicado evitar cobrir tosses ou espirros com a palma da mão, que pode levar a contaminação de ambientes.

Vacinação

A Vacinação é a única forma de se prevenir contra a covid e a influenza. A vacina contra a cepa H3N2 ainda está sendo produzida pelo Instituto Butantan e deve chegar ao sistema público de saúde ainda em 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here