Pista de caminhada reivindicada por Elias Ishy é inaugurada no Grande Flórida

76
0
Solenidade de inauguração da pista de caminhada no Grande Flórida

A obra é fruto de emenda do deputado Vander Loubet em parceria com a prefeitura e leva o nome de “Kesayoshi Anze”

Na sexta-feira, dia 10, foi entregue a pista de caminhada no entorno da sede campestre do Clube Nipo-Brasileiro de Dourados. A obra atendeu a uma reivindicação do vereador Elias Ishy (PT) e é fruto de uma emenda do deputado Vander Loubet (PT) no valor de R$ 500 mil, em uma parceria com a prefeitura (R$ 200 mil).

O espaço vai beneficiar uma região conhecida como “Grande Flórida”, formada também pelos bairros Altos do Indaiá, Panambi Verá e Jardim das Primaveras, contemplando uma população de aproximadamente 15 mil pessoas. Além da pista, também foi construída uma academia ao ar livre, implantação de iluminação, entre outros.

O processo teve início em 2020, quando o vereador entendeu a necessidade da pista no local e levou a demanda ao deputado, em Campo Grande, no mês de junho. Foram realizados os trâmites oficiais e, em março de 2021, Loubet garantiu a Ishy os recursos. Em agosto do mesmo ano, a verba já estava na conta da prefeitura. Tudo isso foi realizado durante a pandemia, o que refletiu no andamento da obra, por isso a entrega somente em 2023.

Segundo o vereador, a cidade é carente de equipamento públicos como esse e a construção desta pista se faz necessária também pela valorização do local, além de pensar na qualidade de saúde, vida e segurança de todos. De acordo ele, o feito vai atender também a questão econômica, em que muitas pessoas não possuem condições para frequentar uma academia.

“Pista de Caminhada – Kesayoshi Anze” – “Anze san”

A Lei nº 5.096, também de autoria do vereador, denomina o passeio público como “Pista de Caminhada – Kesayoshi Anze”. “Anze san”, como era conhecido, foi presidente do Clube Nipônico, da Associação Cultural Nipo Brasileira Sul Mato-grossense, onde contribuiu significativamente para o fortalecimento dessas instituições, do esporte e para a promoção da cultura nipo-brasileira em nossa região.

“Nossa família está muito emocionada. Sentimos muito orgulho do grande homem que ele foi e do seu legado de honra e excelência”, afirmou a filha, Alice Mayumi, durante a solenidade de inauguração. Na justificativa da legislação, o vereador reconheceu o comprometimento de “Anze san” com a comunidade, sua dedicação ao esporte, especialmente na promoção do beisebol, além do seu talento artístico, com a decoração ambiental japonesa em festas e eventos locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here