Gestores de Assistência Social discutem mudanças e cortes no repasse federal

262
0
Secretária Fátima Alencar e equipe técnica da Semas/Dourados participaram da reunião de trabalho em Campo Grande. Divulgação/Semas

Dourados marcou presença, na tarde de ontem quinta-feira (20), na primeira reunião do Coegemas/MS (Colegiado Estadual de Gestores de Mato Grosso do Sul), realizado no auditório da Assomasul, em Campo Grande. Na reunião foram discutidos a Portaria nº 2.362 de 20 de dezembro de 2019, a qual informa mudança no repasse federal que mantém boa parte dos serviços da Assistência Social e cujo orçamento terá uma redução de 60% em 2020.

A gestora douradense Maria Fátima Silveira de Alencar diz que a situação em 2019 na Assistência Social foi um tanto conturbada por ter recebido as parcelas em atraso, em 31 de dezembro, ocasionando que muitas atividades nos equipamentos aconteceram com limitação, “porém, juntamente com a equipe técnica e coordenadores dos Programas, foi possível manter o atendimento da população”.

Segundo Fátima Alencar, agora com essa portaria “vamos enfrentar mais uma dificuldade para manter os nossos serviços de acordo com o que preconiza a lei; porém, faremos um grande esforço para não deixar de atender nossos usuários”.

A reunião do Coegemas/MS contou com participação do presidente do colegiado, Sérgio Vanderly, a CIB (Comissão Intersetorial Bipartite) na escola do SUAS; e a gestora da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cléia. Dourados, que ocupa uma cadeira na CIB, foi representada pela gestora municipal de Assistência Social Maria Fátima S. de Alencar, juntamente com a equipe técnica da Semas – as diretoras Keli Pretti, da Proteção Social Básica, e Graziela Gonçalves, da Diretoria de Gestão do SUAS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here