“Em 2014, se não fosse o SICOOB nós teríamos falido” afirma Osmar Rodrigues Caires

1603
0
Osmar Rodrigues Caires e sua filha Wirna Monnise Rodrigues Caires, responsável pela MS Tubos

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Glória-Douradense de nascimento, Osmar Rodrigues Caires, estudou  em um colégio agrícola em São Paulo, foi gerente de fazenda na Bahia, trabalhou numa cooperativa dos assentados de 91 a 96, em Dourados , foi dono de  mercado , atualmente é proprietário da  MS Parafusos e MS Tubos.

Com origem da roça, já foi plantador de lavoura e de feijão, Osmar volta para sua cidade natal e inicia um trabalho como produtor rural em seu sítio,  com a criação de suínos, numa parceria com a Seara de Dourados.

Começou com 300 cabeças de suínos  terminação, depois passou para 2.080, mais na frente, 3.630 e atualmente tem 20 mil cabeças suínos de sua propriedade se somados com as três parcerias que tem deve estar entorno de 47 mil cabeças de suínos.

Osmar, Wirna e funcionários da MS Tubos.

Com toda tecnologia disponível no mercado, Osmar Caires, começa um projeto onde seus animais deixarão de consumir ração seca e passarão a se alimentar com ração líquida.

Essa nova ração contem os mesmos ingredientes de antes,  milho, farelo de soja, aditivo só que com a diferença que deixa de ser uma ração seca e passa a ser uma ração liquida.

A ração  líquida promete ser mais eficiente e com menos 200 gr para produzir um quilo de carne. Essa  ração liquida  permitirá aos animais a se alimentarem três vezes por dia. O suíno, com essa  nova tecnologia vai produzir mais carne e menos gordura com 90% de carne.

“Sou da segunda turma de fundadores do Sicoob em Dourados. Em 2014 quando a crise chegou pra todo  mundo, nós tínhamos contas em bancos públicos  e cheguei a pagar 16% de juros nas minhas transações bancárias, essas taxas e juros  inviabilizou, não só o meu negócio, inviabilizou muitos outros segmentos, não tinha pra onde correr todo mundo no sufoco.

Justamente nessa época surgiu o Sicoob em nossa vida, as nossas empresas estavam  preste a falirem. Demos graças a Deus, pois a cooperativa surgiu com uma proposta diferente, tivemos na Cooperativa Sicoob, desconto de cheques, desconto de duplicatas e limite na conta corrente pela metade do valor dos juros e taxas dos outros bancos. Ai o Sicoob se fez presente. Se não fosse o Sicoob nós teríamos falido. No Sicoob encontramos um braço amigo da diretoria, um braço amigo do gerente, um  braço amigo dos funcionários. Foi a partir dali que começamos a organizar as finanças, fazendo o arroz com feijão e conseguimos voltar a tocar as empresas, mesmo sabendo que ainda estávamos  devendo. Fizemos uma gestão administrativa compatível com a nossa realidade e hoje praticamente não estamos devendo nada pra ninguém.” acrescenta Osmar Caires

“O Sicoob tem  um diferencial muito grande em relação aos outros bancos, tanto os bancos públicos como os  privados, ele é meu banco, ele é a nossa cooperativa de crédito. Não tem como hoje, deixar de ter uma conta no Sicoob, temos contas em outros bancos só para pegar empréstimos subsidiados pelo governo federal para pequenas e medias empresas, mas operamos com 90%  do nosso negócio no Sicoob. Afirma o empresário e produtor rural Osmar

Ao falar em um banco com diferencial, Osmar menciona que o tratamento com as pessoas desde o guarda, do segurança, caixas, do pessoal do atendimento das contas , do gerente das contas, do gerente geral  tudo é diferenciado.

Para ele, no Sicoob, os funcionários tratam bem, do menor cooperado até os mais destacados sem nenhuma diferenciação.

“Você consegue falar com o presidente, consegue falar com o diretor, são pessoas amigas e empresários da cidade vivem  o que nós vivemos, com isso podem nos ajudar mais ainda,  numa cooperativa, nós somos donos, temos participação no lucro, no resultado, e na distribuição das sobras. O Sicoob é um banco que eu recomendo, para quem tem conta  continue operando e para quem não tem conta, faça uma experiência, vai lá no Sicoob procura um gerente abra uma conta e no final de seis meses, faça uma análise e você vai perceber uma diferença em todos os aspecto.” diz Osmar

No Sicoob tem poupança, consórcio, conta corrente e você pode operar 100% com a cooperativa e quando mais opera, mais você ajuda o banco e também aumenta a sua participação de retorno.

Osmar Caires alerta. “Ano passado recebemos mais de 10 mil reais de credito nas contas  e mais 10 mil na conta capital. Todo final de ano O Sicoob  faz uma  assembleia de prestação de contas, e destina aos cooperados  o rateio das sobras. Qual banco que você conhece te oferece participação nos lucros? Se estivesse operando em outro banco, com certeza não teria esse retorno financeiro e esse valor que voltou para minha conta  não existiria, pois as taxas e juros teriam acabado com ele. No Sicoob pagamos as menores taxas e  juros da praça e ainda recebemos de volta o rateio do lucro do banco.”

Falou também que espera que o Sicoob comece a operar com o FCO, tão logo isso aconteça, só assim os  cooperados terão a sua  disposição financiamentos para comprarmos um trator,  trabalhar com energia solar, comprar uma Saveiro, uma F 4000.

“Pode-se considerar  coisas pequenas, mais isso que nos ajudará no dia a dia e esse juros são subsidiado no máximo a 6% ao ano, enquanto  nos bancos particulares você acabará pagando 6% ao mês. Eu penso que 2020 vai ser melhor que 2019 e 2021 será melhor ainda que 2020, se o ano passado tivemos recessão esse ano já tivemos um  crescimento

Osmar Caires finaliza dizendo “ O sistema de cooperativa de crédito, no caso O Sicoob, tem um longo caminho a percorrer, mais tenho certeza que aqui, você  perceberá  resultados surpreendentes e vantajosos. Você, vai ficar feliz, vai recomendar para o seu  pai, seus  irmãos, seus amigos para que venham para o Sicoob.  Cooperativa de credito é assim, você  começa e não sai mais, a matemática de juros é  um atrativo e passa a ser uma operação rentável.”

Noticias do Governo:

No último dia 17 de setembro numa reunião no Condel/Sudeco (Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste), com a presença de várias autoridades o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); disse que o total liberado para o Estado passa de R$ 1,687 bilhão para R$ 2,022 bilhões.

“O ponto importante foi que voltamos a discutir os recursos destinados a cooperativas, que foi uma proposta de MS, de que 10% do total dos recursos sejam aplicados em cooperativismo e o ministro nos apresentou uma Medida Provisória que trata especificamente disso, aonde dará aos conselhos do FCO estaduais a autonomia, quer dizer, os bancos cooperativos trabalhariam na mesma situação do Banco do Brasil. O ministro vai enviar essa Medida Provisória para depois ser aprovada pelo Congresso”, explicou o secretário.

Fonte: Semagro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here