Cerimônia de Posse de vereadores(as) e prefeito em Iguatemi/MS

807
0
Ricardo, Carol, Adilson, Juliana, Genésio Rose, Jesus, Miriam e Gildo vereadores empossados para o mandato de 2021/2024

Por: Antonio Viegas A. Fotos: Jaiminho. Montagem: Editor

Com a participação popular restrita e seguindo todos os protocolos de biossegurança, a Câmara Municipal de Iguatemi realizou nesta sexta-feira, 1º, a cerimônia de posse dos vereadores, do prefeito Drº Lidio Ledesma (PP) e do seu vice, eleitos em 15 de novembro de 2020 para a Legislatura 2021/2024. A Câmara Municipal ainda elegeu a Mesa Diretora para Biênio 2021/2022. Na disputa foram protocolados três chapas. A chapa 1, tendo o vereador Genésio Boamorte como candidato a presidência, o vereador Jesus Milane de Santana como vice-presidente, 1ª Secretária Vereadora Miriam e 2ª secretária a vereadora de primeiro mandato Carol Vasconcelos e as  chapa Juliana Lara e chapa Gildo Benites.  

Foi vencedora a Chapa 1, por 7 votos contra dois, pois Juliana e Gildo votaram em si mesmos.

Definido o rito da eleição da mesa diretora, o presidente Genésio Boamorte assumiu a cadeira de presidente em seguida abriu a palavra para os vereadores sem tempo determinado.

Nas falas iniciais foram colocadas sugestões, opiniões  e algumas metas de trabalho a serem desenvolvidas em conjunto pelo vereadores..

Carol Vasconcelos em seu discurso de posse agradeceu as pessoas que acreditaram nela e reafirmou o seu compromisso em dar o melhor de si, estar sempre presente com a população de Iguatemi e trabalhar para que a cidade tenha uma sociedade melhor e que almeje grandes mudanças e que todos possam, sim, fazer a diferença.

Ricardo Ribeiro falou como ex-líder na câmara da prefeita Patricia, mencionando o excelente trabalho que a mesma realizou nos últimos 4 anos e comunicou da impossibilidade da presença da ex-prefeita na solenidade por motivo de estar internada com Covid 19 em Umuarama. Colocou-se a disposição do prefeito empossado Dr Lidio Ledesma para a realização  dessa nova gestão.

Juliana Lara, derrotada em sua missão de conseguir a presidência da Câmara, agradeceu a sua equipe pelos 490 votos e deixou claro de fazer um mandato com coragem e sabedoria e que pedirá a seus pares que trabalhem para fazerem histórica, como a melhor Câmara que Iguatemi já teve.

Miriam na essência de sua fala convocou as mulheres (vereadoras eleitas) para que juntas possam estar levando as bandeiras da violência contra as mulheres, crianças e idosos  para que esses ocorridos sejam definitivamente erradicados de Iguatemi.

A vereadora reeleita Rose agradeceu a seus colaboradores de campanha, a sua família e pediu que esses próximos quatro anos transcorram em  clima de harmonia, com os mesmos objetivos comuns que deverá ser o de proporcionar aos iguatemiense uma cidade boa para trabalhar e viver.

Adilson pediu também a harmonia da casa e em defender (juntos) os interesses do município, seus anseios e suas necessidades, pois foi para isso que foram eleitos.

Gildo como advogado que é, disse em manter os princípios que sempre nortearam a sua vida, o de estar do lado da lei, que aprovará leis de interesse da população, sem cores partidárias e que a partir de hoje a Câmara deverá ter um só partido:  Iguatemi. Disse que o poder legislativo necessita ser independente, do executivo e do judiciário. A constituição reza que essa relação necessita de união, harmonia, mas principalmente de independência.

Jesus fez um agradecimento a todos e em um breve relato nominou os valores devolvidos (com a concordância de todos os vereadores) para o executivo em seus últimos quatro anos como presidente, que foram mais de R$ 1.300.000,00 (hum milhão e trezentos mil reais), para serem utilizados me obras para o município.

 

 

O novo Presidente Genésio Boamorte recebendo as chaves da Câmara das mãos do ex-presidente e agora vice-presidente Jesus Milane de Santana

O vereador Genésio agora na função de Presidente da Câmara encerrou a fala dos vereadores enaltecendo a grande e antiga amizade que mantem com o prefeito eleito e a amizade com os secretários.

Se colocando de uma maneira bem clara, o novo presidente mandou um recado aos menos desavisados. “Essa casa vai manter um relacionamento, harmonioso, dentro da lei e a independência dos poderes e que fique claro, não seremos um ”puxadinho” do executivo como alguns  estão dizendo por ai.” alertou o Presidente Genésio.

Garantirá um trabalho sério com respeito, transparência e lealdade a seus pares e que hoje está presidente por escolha da maioria, não pelo poder que o cargo proporciona, mas para ser administrador  e suprir os  anseios da população que clama por justiça e igualdade.

Finalizou, usando como exemplo a família do prefeito eleito, que é necessário valorizar e resgatar os valores de todos aqueles que há anos atrás chegaram a Iguatemi e ajudaram a construir o município, que hoje se destaca  no sul do Mato grosso do Sul.

Foi proposto aos vereadores, pelo presidente Genésio, de que a formação das comissões da Câmara ( como manda o regimento interno) ficasse para outra oportunidade devida o avançar da hora que foi prontamente atendido por unanimidade pelos vereadores.

Por último o vereador Genésio na ausência da prefeita e ainda como vice-prefeito se reservou o direito de passar a palavra para o controlador do município Wesley Cândido da Silva para o mesmo lesse a mensagem enviada da ex-prefeita Patricia Margatto.

No encerramento da solenidade o Prefeito Eleito Drº Lídio Ledesma em seu discurso agradeceu a todos os presentes, autoridades, secretários escolhidos e aos colaboradores que estiveram juntos nessa campanha e principalmente a sua família que tanto ajudou na realização desse sonho.

Fez uma breve retrospectiva de sua passagem pelos mandatos anteriores  e com o sentimento de muita alegria  e satisfação retorna a ser prefeito, assumindo assim o seu terceiro mandato, mencionou a importância de seu vice, que foi prefeito por dois mandatos. Drº Lidio afirmou que assume, em um momento diferente dos anteriores tanto na politica como da instabilidade econômico que vive o País, com muita maturidade e tranquilidade.

Prometeu ser um prefeito com muita determinação, sem medo e com muita coragem para assumir os grandes desafios que são os de administrar Iguatemi, mas sente-se preparado com mais experiência para assumir o cargo.

Comunicou aos vereadores empossados que pretende ter um relacionamento não só institucional, mas um relacionamento de cordialidade, de amizade e de parceria com a Casa de Leis, porque juntos  possamos oferecer um governo de qualidade para a população que tanto  necessita.

Aos seus colaboradores e secretários que farão parte de seu governo, o prefeito eleito pediu que a partir de hoje eles sejam seus vigilantes e que terão autonomia para tomar as decisões.

 

 

Drº Lídio Ledesma e seu vice, recebendo simbolicamente as chaves do paço Municipal

No final do seu discurso Drº Lidio Ledesma alertou a toda a sua equipe do grande compromisso que estão assumindo e que todos serão os olhos do prefeito, os ouvidos do prefeito e o coração do prefeito e os mesmos terão 90 dias para mostrar seus trabalhos, caso contrario serão mudados, pois não são secretários, estão secretários e compromisso será também cobrado dos cargos de confiança do seu Governo.

Inspirado, contundente e com clareza Drº Lidio Ledesma finalizou com uma frase de Fernando pessoa. “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”.

Quem fez o encerramento da sessão foi o mestre de cerimônia desejando a todos um Feliz Ano Novo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here