Brigada Guaicurus de Dourados, comemora 71º aniversário com a presença de várias autoridades cíveis e militares

1541
0

O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou, hoje (31) uma formatura geral para comemorar os 71 anos de sua criação.

A formatura contou com a presença de personalidades civis e de autoridades militares, entre as quais o General de Brigada EDUARDO TAVARES MARTINS, Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; o Srº General de Divisão R1 SÉRGIO PEDRO COELHO LIMA e o Sr General de Brigada R1 YVAN LUIZ MADRUGA VARJÃO, antigos Comandantes da 4ª Bda C Mec, o Srº General de Divisão R1 CARLOS DOS SANTOS SARDINHA, antigo Comandante da 18ª Bga Inf Front, e a Srª MIRLENE FERREIRA MACEDO DAMÁZIO, Reitora Pro Tempore da Universidade Federal da Grande Dourados.

Na oportunidade, houve a entrega do Diploma de Amigo da 4ª Bda C Mec, concedido a personalidades que prestaram relevantes serviços ao Cmdo da Brigada e as Organizações Militares subordinadas.

Receberão medalha e diploma de Amigo da Brigada Guaicurus:

Mirlene Ferreira Macedo Damázio
Cel QOPM Marcos Paulo Gimenez
Cel R1 Sebastião José Moreno Gama

 

 

Luiz Carlos Relíquias da Silva

 

Sergio Loureiro

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – “Brigada Guaicurus” tem a sua origem em Campo Grande/MS, ainda no antigo estado de Mato Grosso, com a instalação da 4ª Divisão de Cavalaria (4ª D C), criada em 29 de janeiro de 1949.

Com o surgimento de novos materiais de emprego militar impôs a substituição do cavalo nos campos de batalha. Assim, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada sucedeu a 4ª DC, última Grande Unidade do Exército Brasileiro tipo hipomóvel, instalando-se na cidade de Dourados-MS, a partir de 15 de dezembro de 1982, com o objetivo de ficar em uma posição mais central de sua área de responsabilidade, e em local mais próximo de suas Organizações Militares, desdobradas ao longo da linha fronteiriça Brasil-Paraguai.

A 4ª Bda C Mec é uma Grande Unidade operacional, considerada como Força de Emprego Estratégico pelo Exército Brasileiro. Possui uma organização com quatro Regimentos de Cavalaria, um Grupo de Artilharia, um Batalhão Logístico, uma Companhia de Engenharia, uma Companhia Comunicações e uma Bateria de Artilharia Antiaérea.

Em cumprimento à missão constitucional das Forças Armadas, a 4ª Bda C Mec possui a missão de permanecer em constante prontidão para ser empregada pelo Comando Militar do Oeste em sua área de responsabilidade, na forma da lei, na defesa do território nacional, na garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. Pode, ainda, atuar em ações subsidiárias, dando ênfase à prevenção e repressão de delitos transfronteiriços, ambientais e está capacitada a participar de missões no exterior.   Privilegia, em todas as missões, o respeito à população e a competência profissional, em nível de excelência.

Em seus 71 anos de existência, conserva o objetivo de manter a soberania brasileira nestes rincões da Nação e mantêm os ideais e valores dos seus antecessores.

“Nossa brigada tem o compromisso com essa sociedade, com representantes do exercito brasileiro uma extensão permanente de tomar conta das nossas fronteiras, mesmo tendo como vizinho um Pais amigo e aliado que é o Paraguai, mas é nossa obrigação constitucional está em condições de cumprir missões de garantia da lei e da ordem conforme nossa constituição quando determinado pelo nosso presidente da Republica,  e ao mesmo tempo cumprir diuturnamente missões voltadas para o combate aos delitos transacionais em nossa faixa de fronteira, conforme lei complementar a nossa constituição. É isso que fazemos todo dia com muito orgulho, com muita dedicação, com muito profissionalismo”. Afirma O Comandante da 4ª Bda C Mec, General de Brigada Eduardo Tavares Martins

 Fonte/Fotos: Ascom/Antonio Viegas A.

Abaixo: Galeria  de Fotos dos momentos da cerimônia:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here