Austrália vai evacuar milhares enquanto Sydney enfrenta as piores enchentes em 60 anos

315
0

De Renju Jose – Reuters

As chuvas implacáveis ​​nos últimos três dias aumentaram o volume dos rios no estado mais populoso da Austrália, Nova Gales do Sul (NSW), causando danos generalizados e provocando pedidos de evacuações em massa.

“Precisamos nos preparar, será uma semana muito difícil”, disse a primeira-ministra Gladys Berejiklian do estado de NSW aos repórteres.

A chuva torrencial que submergiu grandes áreas de NSW está em forte contraste com as condições climáticas nas mesmas regiões há um ano, quando as autoridades estavam lutando contra a seca e incêndios florestais catastróficos.

“Eu não sei nenhum momento na história de um estado em que tivemos essas condições climáticas extremas em uma sucessão tão rápida no meio de uma pandemia”, disse Berejiklian.

Sydney registrou no domingo o dia mais chuvoso do ano, com quase 111 mm (4,4 polegadas) de chuva, enquanto algumas regiões da costa norte de NSW receberam quase 900 mm de chuva nos últimos seis dias, mais de três vezes a média de março, dados do governo mostrou.

As autoridades disseram que cerca de 18.000 pessoas foram evacuadas de áreas baixas do estado.

Grandes partes da costa leste do país serão atingidas por chuvas mais fortes a partir de segunda-feira devido à combinação de uma baixa tropical no norte da Austrália Ocidental e um vale costeiro ao largo de NSW, disse Jane Golding, oficial do Bureau of Meteorology (BoM).

“Esperamos que esta chuva forte caia em áreas que não viram tanta chuva nos últimos dias, esperamos que o risco de inundação se desenvolva nessas áreas também”, disse Golding a repórteres.

Alguns lugares nas regiões ocidentais de Sydney sofreram as piores enchentes desde 1961, disseram as autoridades, já que esperam que o clima selvagem continue até quarta-feira.

Um alerta de inundação severa foi emitido para grandes partes de NSW, bem como para a vizinha Queensland.

Reportagem de Renju Jose; edição de Richard Pullin e Michael Perry

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here